quinta-feira, 2 de julho de 2009


Eu poderia encontrar agora mil coisas pra falar, mil coisas lindas e felizes. Mas não tem jeito! O que nos é mais interessante é o que nos incomoda. E ultimamente uma coisa tem me incomodado muito: a forma como a educação é vista pela sociedade, ou melhor, como o educador tem sido visto.
Eu, como estudante de Letras e futura professora fico indignada com a desvalorização de tal profissão. É totalmente revoltante ver como as pessoas se comportam ao saber da minha escolha profissional. Eu tenho que "pensar alto", "elevar o nível", eu vou "morrer de fome". Isso me estressa!
Desde quanto ser Professor é ter um nível baixo? O que é esse nível? Quem decide quais são as profissões que são de alto nível?
Vou começar falando da importância que um professor tem na vida de todo mundo com duas perguntas:
1-Quantos professores você já teve? Difícil de contar, não é? Foram tantos; tantas coisas aprendidas; tanta paciência gasta com você, pra no final das contas você chegar e dizer que não é uma profissão de alto nível? Mal agradecido!
2-Se você não estivesse passado por nenhum professor, o que você seria hoje? [Não vale dizer presidente do Brasil ¬¬' ]
Falta muito reconhecimento por parte da sociedade para, a partir desse ponto se pensar em uma valorização maior da profissão de educador.

"Dar aula não é nada simples. Talvez seja a tarefa mais sofisticada que a espécie humana já concebeu" Fernando Haddad - Ministro da Educação
De fato. Ser professor é carregar nas costas os 12 trabalhos de Hércules e ainda ter paciência para executa-los e viver [socialmente falando] ao mesmo tempo.
O fato de eu ter escolhido isso para a minha vida me torna suspeita no meu proximo posicionamento, mas eu acho que o professor chega a ser mais importante que o médico.
Ok! Professor não salva vidas [não na prática], mas alguém já parou pra pensar que, pra um médico ser o que ele é hoje, ele teve que passar pelo menos 6 anos nas mãos de dezenas de professores? Isso sem contar os 11 anos da Educação Básica.

Então, não venham mais me dizer que eu preciso escolher uma profissão melhor pra eu crescer na vida; eu só vou crescer mesmo se eu estiver satisfeita profissionalmente. Eu escolhi ser educadora, eu vou ser educadora e ponto final.

2 comentários:

  1. TOOOOOOOOOOOMA NA CAAAAARA galera q fala mal! sempre botei fé na tua escolha, danie, nao só pq vc eh minha namorada, mas pq eu axo q as pessoas devem escolher oq mais desejam, independente do salário... pra mim, todas as profissoes têm valor, cada um precisa do outro, sem o pedreiro, viveríamos em cavernas!!! mas ate o pedreiro teve um professor, pq ele precisou aprender a ler pra diferenciar uma lata de tinta de uma lata de acrílico, e essas coisas! ou seja, todas as profissoes sao boas, mas todas PRECISAM de professor, entao a de professor eh a mais foda, parabens danie!
    belo texto ;**
    te amo!! xD

    ResponderExcluir
  2. falei mt e viajei mais ainda, mas vale! UHASHUSHUADSU xD

    ResponderExcluir